© 2017 PineAx LeatherGoods.

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon

Pine AX é uma adaptação do nome da nossa idealizadora e leatherworker Juliane Machado Pinheiro. A marca foi batizada no início de 2012 embalada pelo desejo de projetar, produzir e oferecer itens de couro exclusivos, feitos um a um com alto padrão e qualidade. Imbuídos por nossa paixão pelo couro e pelo trabalho handmade, mergulhamos neste universo em busca de máquinas de costura e matéria-prima selecionada

Escolhemos a utilização de máquinas de costura vintage, uma opção que vai além do encantamento provocado pelo design, e diz respeito ao resgate de ferramentas de trabalhos que têm história e ao conceito da reutilização.

Adotamos como postura de produção consciente em detrimento à produção em massa. Todos as nossas bolsas são feitas à mão como há gerações atrás, explorando a beleza inerente ao couro. Faz parte de nossas convicções trabalhar com couro de procedência certificada e fazer o uso responsável desta matéria-prima, de forma a manter a marca em sintonia com os ideias de respeito ao meio ambiente.

.

Cada peça é cortada à mão, cosida manualmente através de uma técnica de encadernação tradicional ou usando as máquinas vintage e terminando à mão, oferecendo a experiência da autenticidade artesanal.

Desejamos oferecer algo único, que resista ao teste do tempo e da sazonalidade da moda. Uma manufatura não apenas extremamente original e atraente, mas também durável. Veja com seus próprios olhos, venha até nós, sinta nossos itens...

Seja bem-vindo a Pine AX.

Fecho os olhos a ainda consigo sentir o cheiro forte da madeira, do capim e das flores – um aroma muito característico, que agradava as narinas. Minhas lembranças mais remotas da infância me levam a um universo rústico, mais precisamente ao Sudeste do Paraná, onde nasci e cresci.

Descendente de alemães e italianos, fui criada subindo em árvores e brincando nos rios. Sempre tive um contato muito profundo com os animais e a natureza. Por isso, a despeito de todas as minhas idas e vindas, não foi surpresa quando minhas intenções e pensamentos me levaram a um antigo espaço em Curitiba, onde estabeleci o atelier da Pine AX. Lá, reuni o melhor dos mundos: o amor pelo couro, uma fixação tipicamente feminina por bolsas e a vontade de desenvolver um trabalho manual.

Colocar minha vocação e habilidades à prova foi o primeiro desafio. O couro é uma matéria-prima excepcional, extremamente maleável e adaptável às criações, mas também pode ser teimoso e hostil. Gosto da experiência de colocar minhas convicções em alinhamento com minhas necessidades de realização pessoal, o ato de fazer, desfazer, machucar as mãos ao costurar uma, duas, três vezes...

Não há nada mais instigante do que tentativa e erro. Gosto da atmosfera de passado, das máquinas e ferramentas antigas, do ambiente que rescende a couro. Esse é o espírito! Essa atividade está totalmente em sintonia com meu ideal de vida, com a convivência inspiradora com meu filho e toda a minha família.

 

Curitiba, junho de 2013

Juliane Machado Pinheiro